12 abril 2010

Movimento Hip Hop cresce em Imperatriz

Dyego Wilson - Repórter
Diego Leonardo - Editor

O movimento hip hop vem desenvolvendo-se bastante em Imperatriz. Com força e rigor, o estilo tem como finalidade politizar a periferia através de letras críticas, que relatam a realidade da sociedade. A vertente musical proporciona as comunidades carentes uma consciência crítica sobre o mundo, e tudo que o cerca. É assim, integrando crianças e jovens periféricos, que a cultura hip hop cresce como uma cultura, essencialmente, das ruas. Um movimento de reivindicação de espaço e voz, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros da cidade.

A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap (quer dizer ritmo e poesia), o graffiti e o break. O município conta com dois segmentos distintos: o rap gospel, que traz nas suas letras passagens bíblicas, e tem como objetivo evangelizar e divulgar a palavra de Deus. E o rap secular, que mostra nas letras versos fortes e pesados.

O rap secular estar muito bem representado, os principais nomes desse segmento são os atuais vencedores do prêmio de aclamação popular do IV Festival de Música de Imperatriz, Marco Fly e Fábio Bonfim. Com letras armadas de um raciocínio rápido, a música campeã denunciou e trouxe para ouvidos incautos, a realidade nua e crua das ruas de Imperatriz. Além dos dois, há também o grupo Depoimento Pessoal.

Para incentivar o hip hop, eventos estão acontecendo freqüentemente na cidade. Neste domingo, 11 de Abril, a Central Única das Favelas (CUFA) realizou a 1ª Cultura Battle: uma batalha de B-boys que visa fomentar e incentivar a pratica da arte de rua. A batalha teve um caráter beneficente, pois foram arrecadados alimentos não perecíveis para a família do B-boy Romário, que faleceu no início do mês de março, vítima de acidente de motocicleta.

O evento acontecerá no antigo prédio do Colégio Estadual Jonas Ribeiro (CEJOR), na rua Rui Barbosa Nº 100, Centro.O espaço será a casa do hip hop de Imperatriz, o futuro “Casarão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário