12 abril 2010

Alunos de Enfermagem da UFMA vacinam contra Influenza A

Os alunos do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão participando da Estratégia Nacional de Vacinação Contra o Vírus Influenza Pandêmico (H1N1) 2009, promovido pelo Ministério da Saúde. O período de vacinação no campus iniciou-se dia 08 de abril de 2010 a partir das 14 horas e se estenderá aos alunos e funcionário até as 18 horas desta sexta-feira. Foram disponibilizadas 500 doses, sendo que até as 16:30h do dia 09 deste mês já foram aplicadas cerca de 240 doses.

A estudante Roberta Meneses de Sousa, de 25 anos, até o momento aplicou cinco doses da vacina H1N1 e afirma que esta ação do curso além ajudar na parte prática dos estudantes de Enfermagem, ajuda no combate a influenza A. Os acadêmicos revezam entre si para quer todos possam ter a chance de aplicar a vacina. O público alvo são os alunos e funcionários da UFMA de Imperatriz com idade entre 20 a 39 anos.

Entretanto no sábado, dia 10 de abril das 8 horas ao meio dia e das 14 às 18 horas os alunos se alternarão de duas em duas horas em grupos de cinco para atenderem a população imperatrizense na Praça de Fátima. Será mantida a faixa etária e também serão atendidos doentes crônicos com menos de 60 anos, gestantes e crianças.

A contra indicação da vacina é apenas para aquelas pessoas que são alérgicas a ovo ou com doenças agudas graves. Vale lembrar que a principal reação da vacina, que é normal, trata-se de uma pequena dor e o endurecimento do músculo do braço até 12 horas após a aplicação. Para mais informações sobre Influenza H1N1, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário