08 abril 2010

Projeto Cinema no teatro apresenta produções cinematográficas à comunidade

Dyego Wilson - Repórter
Diego Leonardo - Editor

O projeto Cinema no teatro foi implantado em Imperatriz em 2001, pela gestão que estava à frente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI).A iniciativa oferece gratuitamente a comunidade sessões de filmes clássicos, nacionais e produções alternativas, que estão fora do circuito comercial. Segundo Antônio Fabrício, coordenador do projeto, é um cinema para quem quer ver e não tem oportunidade.

Em 2011 o projeto completará dez anos de existência, e tem muito que comemorar, pois tem conseguido levar nesse período um bom público todas as segundas-feiras ao Teatro Ferreira Gullar. Devido à mudança de gestão da FCI, o projeto ficou paralisado dois meses em 2009, retornando no mesmo ano com a coordenação de Antônio Fabrício em parceria com a Associação Artística de Imperatriz (ASSARTI), estudantes e funcionários do teatro.

A quantidade de freqüentadores altera de acordo com o filme em cartaz, que por sinal são escolhidos por temas mensais. O filme desta semana foi “La Teta assustada”, que tem a direção Claudia Llosa, retratou um folclore peruano. Enfatizando um país reprimido, que só pode se expressar através dos seus mitos, seus medos, seus traumas. O corpo de uma mulher expressa o vazio que precisa ser preenchido, a dor hereditária que precisa cessar.

Para programação do mês de abril, a coordenação do Cinema no Teatro decidiu rodar produções latino-americanas. Ficando para o mês de maio a oportunidade para os seguidores sugerirem suas opções de filmes, os quatros mais votados serão exibidos durante o mês. A divulgação da programação será feita por ferramentas midiáticas, como a internet, twitter, orkut e blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário