13 abril 2010

Projeto Começar de Novo é apresentado a Câmara de Vereadores de Imperatriz

Karine Duarte - Repórter
Ângela Barros - Editora

Foi apresentando aos vereadores de Imperatriz, o programa “Começar de Novo”, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com objetivo de facilitar a inserção de presidiários no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena, por meio de ações que estimulem as empresas e a sociedade de um modo geral á compreender essa situação, e inserir-los na sociedade novamente. O Projeto visa realizar capacitação profissional e inclusão produtiva, dirigidas aos egressos, condenados em regime aberto, semi-aberto e de proteção social, prestadas aos familiares.

O trabalho estava previsto pra começar na cidade a partir do dia 18 de março, mas, o projeto foi apresentado na Câmara dia 07 deste mês, pelos juízes federais Marcelo Lobão e Douglas de Melo Martins, coordenadores do programa em Imperatriz. O termo de cooperação com o Estado ainda prevê a implantação de módulos de gestão descentralizada em unidades penais das cidades de Codó, Timon e São Luís.

Os vereadores que acompanharam a apresentação do programa foram receptivos à idéia, mostrando interesse em discutir o tema, pois, a proposta reúne uma série de medidas para dar mais efetividade às leis de execução penal e mudar a realidade da situação prisional no país.

O presidente da Câmara, Hamilton Miranda recebeu dos juízes cópias de convênios e projetos de leis que serão analisados e debatidos pelos vereadores para que, posteriormente, possam legalizar a efetivação do programa em Imperatriz. Hamilton acrescenta “é preciso que seja dada nossa contribuição para tentarmos melhorar a vida destas pessoas, que não estão mais no meio da sociedade brasileira, buscando reinseri-las ao convívio social”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário