06 abril 2010

Aumenta número de casos de agressão à mulher em Açailândia

Zé Luís Costa - Repórter
João Rodrigues - Editor

A violência contra a mulher na cidade de Açailândia e região tem dado muito trabalho nos últimos dias à Delegacia Especial da Mulher em Açailândia, com seus quase dez anos de atuação no combate à violência contra a mulher. Os casos mais comuns são os mais conhecido, a pensão que não é paga pelos ditos maridos ou companheiros quando se separam, esquecendo do sustento de seus filhos.

Como a delegada responsável pela região, Noemia Maia Maciel não estava, a escrivã Jaciane Monteiro passou algumas informações desses casos. Ela disse que o procedimento adequado é intimar o marido que não cumpre o dever de pai a comparecerem na delegacia e além de prestar esclarecimento ajudar o casal a entrar num acordo. “A partir da conversa se ele não assumir o que ficar estabelecido, aí sim serão detidos e até preso”, disse a escrivã.

Enquanto ela conversava com a reportagem, chega uma mulher ainda nova, dizendo que não precisava mais mandar os agentes, pois o companheiro aparecera e reafirmava seu compromisso de levar a pensão do filho de 4 anos em três dias. Ela não quis ser entrevistada.

Jaciane Monteiro, perguntada sobre os últimos casos de violência física contra a mulher, ela disse que o último foi na última quinta-feira, dia 25 quando Francisco da Silva de Oliveira de 23 anos, um dependente de droga, espancou sua companheira, Maria Gesuida da Silva Brito, de 20 anos ele queria dinheiro para comprar droga. O ocorrido foi na vila Ildemar e o cara está preso.

Jaciane disse ainda que as mulheres adquiriram mais coragem em denunciar os homens violentos depois da aprovação da lei “Maria da Penha” e sua divulgação na mídia, mas que mesmo assim a maioria dos casos não são levados a diante: “Elas teem medo e em alguns casos até pena de seus companheiros”, finaliza sorrindo ironicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário