12 abril 2010

Trotes prejudicam 90% dos atendimentos do SAMU

Luis Lima - Repórter
João Rodrigues - Editor

Este ano o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), completa 5 anos de funcionamento, em Imperatriz. De janeiro a abril o serviço realizou 8.802 atendimentos. Deste total, 1.281 foram referentes à chamada “orientação médica de “Telemédicos”, ou seja, o paciente liga para o serviço, fala o que está sentindo, e, do outro lado da linha, um médico faz o diagnóstico e prescreve a medicação, sem a necessidade do deslocamento da ambulância até o local da ocorrência.

O problema é que apenas 10% das pessoas que ligam para o 192 realmente necessitam do atendimento médico. Em 90% dos casos são chamadas falsas em que a pessoa liga para o SAMU fazendo xingamentos, perguntando qual a programação da tv e até fazendo galanteios à atendente. “Isso prejudica terrivelmente o nosso trabalho” lamenta o supervisor do serviço em Imperatriz, Francisco Viana.

O SAMU do município conta atualmente com 5 veículos sendo 3 de suporte básico, destinado às ocorrências mais simples; 1 no suporte intermediário, equipada com desfibrilador, medicação controlada e 2 técnicos, além de 1 UTI Móvel. No total 85 funcionários trabalham no SAMU, dentre eles, 12 médicos, 24 técnicos de enfermagem, 20 motoristas-socorristas e 7 enfermeiros. O atendimento é feito 24 horas por dia e é mantido por meio de um convênio entre governo Federal, Estado e Prefeitura.

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