Mostrando postagens com marcador Cidades. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cidades. Mostrar todas as postagens

12 abril 2010

Conferência Municipal de saúde mental

Repórter - Kalyne Figueredo
Editora - Kalyne Cunha

Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos: consolidar avanços e enfrentar desafios, este é o tema da II Conferência Municipal de Saúde Mental que acontece no dia 9 de abril na Secretaria de Saúde de Imperatriz. O evento é realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, por intermédio dos Programas de Saúde Mental: Centro de atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSIJ), O Centro de Atenção Psicossocial Renascer (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) e o Núcleo de Atenção Integrada em Saúde de Imperatriz (NAISI).

O objetivo do encontro é reestruturar o Serviço de Saúde Mental de Imperatriz e ampliar a rede de políticas voltadas para essa área. O evento, aberto à comunidade, visa ainda envolver os profissionais de saúde, comunidade em geral e as demais secretarias do município. “Chegou a hora de dizer não á indiferença, a qualquer tipo de exclusão para com nossos usuários e familiares da rede de atendimento à Saúde Mental, é aqui hoje, que poderemos vislumbrar um novo modelo de atenção à saúde, pautado pelos princípios do SUS - Sistema Único de Saúde”, discursou Francineide Alves, Presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Para Isabella Godinho, coordenadora do evento, a conferência ajudará a sociedade a refletir sobre os problemas enfrentados pelos profissionais e usuários do serviço de Saúde Mental em Imperatriz. Dentre eles o preconceito é o mais gritante.

Descaso nos banheiros do Terminal de Integração de Imperatriz

Repórter - Dilmara Tavares
Editora - Kalyne Cunha

Mau cheiro, água pelo chão, marcas de sandálias e sapatos que aos poucos formam uma poça de lama no piso de um dos banheiros mais utilizado do centro da cidade, o do Terminal de Integração localizado na Praça Tiradentes no centro da cidade. A rotina é intensa, afinal o local é utilizado durante o dia e a noite. “Aqui não tem higiene não existe limpeza nos banheiros e o cheiro forte incomoda muito”, desabafa o agente de saúde Cleidir de Jesus.

Segundo Gláucia de Azevedo, zeladora do terminal, as pessoas nunca usam a lixeira e quando utilizam os banheiros, quase sempre deixam muita sujeira. “Quando termino de varrer uma parte, a outra já está suja. Lavo os banheiros de quatro a cinco vezes por dia”, disse ela.

Gláucia acredita que se houvessem mais zeladores, seria possível manter o terminal sempre limpo, principalmente no final de semana e feriado, onde não há alguém responsável pela limpeza.

Hospital Regional recebe leitos de UTI

Repórter - Janaína Amorim
Editora - Kalyne Cunha

O Governo do Estado amplia e faz adaptações no Hospital Regional Materno Infantil (HRMI). As obras foram iniciadas em 31 de março e a previsão de inauguração é para o final de abril. Para isso a equipe conta com cerca de 20 trabalhadores.

Segundo Antônio Belo, superintendente de engenharia da Secretaria de Saúde, inicialmente o prédio foi projetado para funcionar como setor administrativo, mas devido às demandas por unidades de tratamento intensivo da cidade, as obras serão adaptadas. Entre as modificações está a instalação de uma UTI neonatal de auto-risco com capacidade para 28 leitos.

A assistente social Maria do Socorro acredita que haverá uma melhora significativa no atendimento. “Os leitos vão aumentar, a capacidade de atendimento será ampliada”.

De acordo com ela o hospital é referencia no atendimento de gestantes e recém nascidos em toda a região Tocantina. Atualmente o Regional conta com cerca de 30 leitos de UTI neonatal.

Período chuvoso castiga bairros da periferia de Imperatriz

Repórter - Wabner Figueiredo
Editora - Kalyne Cunha

As chuvas que ocorreram nos últimos dias em Imperatriz é motivo de preocupação para a população. A cidade não possui uma infraestrura que suporte o fluxo de água no período chuvoso. Esse é um problema antigo no município, a cada ano os mesmos transtornos se repetem e o problema não é resolvido pelo poder público. Toda a população sofre, mas, os moradores da Vila Fiquene e Parque Santa Lucia, na periferia da cidade, passam por uma situação de abandono, o bairro não tem rede de esgoto adequada, pavimentação e nem rede de drenagem pluvial (sistema de escoamento das águas da chuva). “Para nós moradores da vila Fiquene o sofrimento é o ano inteiro. No verão é a poeira que causa doenças respiratórias e no período das chuvas é a lama e as doenças de pele que castigam principalmente nossas crianças”, disse a dona de casa, Maria da Conceição.

Buracos, lama e verdadeiras lagoas. Essa é a realidade da Avenida Paulo Afonso, no parque Santa Lucia. “Infelizmente tenho que enfrentar essa triste realidade todos os dias, às vezes chego à escola suja de lama”, afirma a estudante, Carla Andrade.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), o período chuvoso dificulta as obras, mas, a prefeitura possui inúmeras frentes de recuperação de ruas e não vai deixar de beneficiar nenhum bairro.

Associação Comercial planeja diminuir comércio informal em Imperatriz

Repórteres - Dilmara Tavares e Janaína Amorim
Editora - Kalyne Cunha

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) faz planos para diminuir o mercado informal. Segundo Mauro Rangel, Gerente de Negócios da ACII, cerca de 40% do mercado imperatrizense é composto por comerciantes informais.A instituição já trabalha com o projeto Empreender realizado em parceria com o Sebrae. O projeto visa o desenvolvimento sócio-econômico e a geração de emprego e renda. A idéia da Associação Comercial e Industrial é expandir esse projeto.

Para incentivar a legalização do mercado informal haverá uma redução nos imposto, de 10 para 4% no Imposto Simples e de cerca de 3% para as micro-empresas. Serão realizadas consultorias gratuitas sobre noções de administração de empresas e de orientação aos trabalhadores informais sobre o que é a formalização. Realizar parcerias com a Prefeitura Municipal de Imperatriz, com o objetivo de facilitar a expedição de alvarás e reduzir o IPTU é outra estratégia da Associação Comercial.

O objetivo, afirma Mauro Rangel, “é desconstruir o pensamento de que pagar imposto é perder dinheiro”.Creusa Enilde Costa, proprietária de uma barraca de comida no camelódromo, assegura que “a possibilidade de legalização só é debatida por representantes públicos em época de eleição”. Para ela, a maior barreira para formalização dos negócios é a falta de oportunidade. A comerciante vê ainda uma maior possibilidade de reivindicação de direitos, quando o comércio é legalizado.Mauro ressalta a possibilidade dos próprios autônomos se organizarem como fizeram os vendedores de paneladas nas quatro bocas. De acordo com o gerente de Negócios, a panelada deixou de ser um problema, pois os ambulantes se uniram e o comércio já foi incorporado à cultura de Imperatriz.

José Pereira trabalha com a venda de comida nas quatro bocas há vinte anos. Ele conta que quando chegou eram apenas cinco barracas, hoje são cerca de 20. Com o trabalho mantém toda a sus família e a profissão já está se tornando uma tradição. Sua filha, Núbia Pereira, também vende comida há cinco anos.

O local reúne os mais diversos tipos de pessoas. “Aqui a gente encontra quase todo mundo, até doutor vem para cá”, disse o vendedor. Entre os clientes mais frequentes estão os taxistas, mototaxistas e vendedores que trabalham por perto. Além de panelada, os barraqueiros oferecem outros pratos como assado de panela, carne de porco, sarapatel e galinhada, mas ao responder qual o prato mais procurado, a resposta é unânime “panelada”.

Potencial Econômico

Com a economia baseada no comércio, Imperatriz é o segundo maior centro econômico do estado. Diversos fatores colaboram para essa colocação, entre eles, a localização geográfica que facilita o escoamento de mercadoria para os demais estados do país e o número de habitantes, sempre crescente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui 236.691 habitantes, tornando-se o segundo município mais populoso do Maranhão. Situada à margem do Rio Tocantins e cortada pela BR 010, a cidade conta com a Ferrovia Norte-sul, o aeroporto Prefeito Renato Moreira e a recém-inaugurada ponte Dom Affonso Felippe Gregory, que interliga os estados do Maranhão e Tocantins.

Imperatriz está em cruzamento com os municípios de Balsas, Açailândia e o estado do Pará, que são destaques, respectivamente, na produção de soja, siderurgia e extração de madeira.

ERECON destaca respeito a diversidade sexual

Sabrina Chamorro – Repórter
João Rodrigues - Editor

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, do dia 31 de março a 04 de abril, o ERECOM Maranhão 2010 (Encontro regional dos estudantes de Comunicação Social). O encontro, que aconteceu no Campus I da UFMA em São Luís, contou com a presença de cinco delegações: Paraíba, Ceará, Piauí, Pará e a delegação do próprio Maranhão, que era formada por acadêmicos de São Luís e de Imperatriz.

A programação do encontro era um show á parte, com debates, grupos de estudo, vivências nos locais mais diversificados, exposição de fotografia, oficinas, noites culturais entre outros. A organização do evento também não deixava a desejar. O único problema foi a falta de água no campus, que ocorria quase diariamente e deixava os “encontristas” um tanto aborrecidos. Mesmo com tantas atividades, algo chamou especial atenção dos participantes de primeira viagem: a grande exposição da diversidade sexual.

O acadêmico de Jornalismo da UFMA, Marisvaldo Lima afirma ter sido uma experiência única, “nunca em minha vida imaginei vivenciar um espaço tão diversificado e democrático ao mesmo tempo”. Não era nada raro ver casais homossexuais namorando pelos corredores da Universidade. Apesar da ideia que as Universidades passam, de que a liberdade e a democracia quanto a diversidade sexual, são coisas genuinamente nascidas nelas, os casais homossexuais são bastante discretos, quando não hostilizados por algumas pessoas , nesse ambiente.

O ERECOM 2010 mostrou em todos os seus atos o que é o verdadeiro significado da palavra respeito.

Alunos de Enfermagem da UFMA vacinam contra Influenza A

Os alunos do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão participando da Estratégia Nacional de Vacinação Contra o Vírus Influenza Pandêmico (H1N1) 2009, promovido pelo Ministério da Saúde. O período de vacinação no campus iniciou-se dia 08 de abril de 2010 a partir das 14 horas e se estenderá aos alunos e funcionário até as 18 horas desta sexta-feira. Foram disponibilizadas 500 doses, sendo que até as 16:30h do dia 09 deste mês já foram aplicadas cerca de 240 doses.

A estudante Roberta Meneses de Sousa, de 25 anos, até o momento aplicou cinco doses da vacina H1N1 e afirma que esta ação do curso além ajudar na parte prática dos estudantes de Enfermagem, ajuda no combate a influenza A. Os acadêmicos revezam entre si para quer todos possam ter a chance de aplicar a vacina. O público alvo são os alunos e funcionários da UFMA de Imperatriz com idade entre 20 a 39 anos.

Entretanto no sábado, dia 10 de abril das 8 horas ao meio dia e das 14 às 18 horas os alunos se alternarão de duas em duas horas em grupos de cinco para atenderem a população imperatrizense na Praça de Fátima. Será mantida a faixa etária e também serão atendidos doentes crônicos com menos de 60 anos, gestantes e crianças.

A contra indicação da vacina é apenas para aquelas pessoas que são alérgicas a ovo ou com doenças agudas graves. Vale lembrar que a principal reação da vacina, que é normal, trata-se de uma pequena dor e o endurecimento do músculo do braço até 12 horas após a aplicação. Para mais informações sobre Influenza H1N1, clique aqui.

Imperatriz recebe o novo Frei Epifânio

Repórter - Wabner Figueiredo
Editora - Kalyne Cunha


Imperatriz vai receber na próxima terça-feira (13), um grande presente do governo estadual, o estádio Frei Epifânio D’Abadia. Desde 2009 ele vem passando por uma grande reforma e por um processo de modernização e ampliação, com isso se transformou em um dos melhores espaços para a prática do futebol do nordeste brasileiro.O secretário de Comunicação do Estado, Sérgio Macedo, se reuniu na última sexta-feira (2) com os diretores dos times JV Lideral e Imperatriz. Na ocasião divulgou detalhes dos preparativos para a inauguração do estádio. No encontro, Macedo apresentou aos dirigentes Wighison Cunha (vice-presidente do Imperatriz) e Walter Lyra (presidente do JV Lideral) a proposta do governo estadual para o ato de inauguração e fez o convite, em nome da governadora Roseana Sarney, para que as duas equipes participem da festa desportiva.O jogo que marcará oficialmente a abertura do Estádio Frei Epifânio será entre uma mistura de jogadores dos times do Imperatriz e JV Lideral intitulados de Imperial.

A equipe adversária será o Peñarol, do Uruguai, que estará em excursão pelo Brasil neste período.Com a reforma, o estádio ganhou um belíssimo projeto arquitetônico e um gramado que tem sistema de irrigação eletrônica e drenagem profunda. Além de mais uma arquibancada, lanchonetes, banheiros, arquibancada principal coberta, novas instalações para TV e rádio, elevador para deficientes físicos, vestiários confortáveis com sala de aquecimento para os atletas, vestiários masculino e feminino para árbitros e acesso para ônibus.

A nova arena segue todos os padrões da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e está preparada para a disputa de qualquer competição, inclusive as internacionais. Sua capacidade é de 10.700 torcedores sentados.

ACII festeja 50 anos

Marta Xavier

Um café da manhã festivo foi realizado na sexta-feira (12) em comemoração ao meio século histórico da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. Enfeitando a mesa das formalidades estavam presentes o prefeito Madeira, Ademar Freitas representando a governadora Roseana Sarney e o diretor regional dos Correios, Carlos Alberto.

Vários ex-diretores da associação como Ildon Marques, Neudson Claudino, entre
outros, e representantes dos diversos segmentos sociais formaram os espectadores. A abertura foi realizada de maneira ecumênica seguida por uma apresentação de vídeo institucional.

Na seqüência vieram os discursos políticos e uma fala do diretor Carlos Alberto: “parabenizo ao prefeito Madeira pelo rio de águas claras e límpidas”. Seguiu-se então a assinatura do lançamento de um selo comemorativo em parceria com os correios.

A Associação nasceu timidamente em 1960 e desde então vem contribuindo com o desenvolvimento sócio-econômico de Imperatriz. “É importante essa comemoração, a existência da associação porque organiza as classes”, afirma Ildon.

Por fim, foi realizada a entrega de prêmios para os vencedores do 1º concurso de redação e roteirista. Os prêmios de redação foram para três alunos do ensino médio e os de roteirista para dois do ensino superior. Os contemplados foram respectivamente Rodrigo Reis e Marta Xavier do curso de Comunicação Social-jornalismo da Universidade Federal do Maranhão.

09 abril 2010

Associação Comercial de Imperatriz recebe palestra de Edson Lobão

Edvan Sousa - Repórter
João Rodrigues- Editor

Está programada para logo mais à noite, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACCI(, uma palestra com a presença do ex-ministro de Minas e Energia, atualmente senador pelo PMDB-MA, Edison Lobão.

A palestra terá como tema o “Desenvolvimento Regional”, no qual será abordado pelo palestrante o potencial e o futuro do desenvolvimento da Região Tocantina para os próximos anos. O evento fará parte do encerramento de um dia dedicado às comemorações dos 50 anos de fundação da Associação.

Pela manhã, na sede da Associação, foi lançado um selo comemorativo alusivo ao seu qüinquagésimo aniversário.

À tarde, houve premiações relativas aos trabalhos de redação e documentários sobre o mesmo tema, produzidos principalmente por alunos e universitários da cidade.
Os interessados na palestra podem se dirigir a partir das 19h à sede da Associação, localizada na Rua Bom Futuro, 455, centro.

06 abril 2010

Lojas de novo shopping devem ficar prontas este ano

Janaina Amorim - Repórter
Kalyne Cunha - Editora

Em obras desde novembro de 2008, a previsão da entrega das lojas do Shopping Tocantins para procedimentos internos é para dezembro de 2010. O empreendimento vai funcionar na Rua Piauí no centro de Imperatriz.

O centro de compras vai contar com 110 lojas, ambiente climatizado, estacionamento rotativo para mil vagas, salas de cinema, praça de alimentação com 600 metros quadrados de área livre, com capacidade para 492 lugares.

“O povo pode esperar do shopping praticidade, conforto e comodidade nas compras. Aquele lojista que sempre teve vontade e nunca oportunidade de entrar no centro, devido à falta de ponto comercial, a hora é agora”, afirmou Odair Júnior, representante do Shopping Tocantins.

Para Odair Júnior, um dos diferenciais de sua empresa é o local para descarregamento de mercadorias, que possibilitará maior comodidade para os lojistas. Segundo ele, 35% dos espaços já estão comercializados. Entre os parceiros já confirmados estão Bobs, Girafas, Livraria Nobel, Art Passo e Boa Forma.

Para Darci Baiano, proprietário da Boa Forma, o fator decisório foi o bem-estar, já que os shoppings centers são uma tendência do comércio varejista por agregar diversos tipos de produtos, oferecendo maior comodidade aos consumidores.

De acordo com Rackson de Sousa, um dos proprietários do empreendimento, a vinda do shopping representa um crescimento econômico significativo para Imperatriz, pois já oferece cerca de 300 empregos diretos e indiretos. E a previsão é de que, após a inauguração, esse número cresça para 1.500 postos de trabalho.

Semana Santa amplia venda de peixes

Kalyne Figueredo - Repórter
Kalyne Cunha - Editora

A Semana Santa é uma das datas mais importantes do calendário cristão. Nela é comemorada a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para os católicos esse período é carregado de tradições que acompanham a igreja desde sua origem.

Nessa época além de muitas orações e rituais litúrgicos, há uma alteração nos hábitos alimentares da maioria dos adeptos. Por não comerem carne vermelha, o consumo de alguns itens como peixe, ovos e sardinha costumam ser maior.

Leandro Sousa, dono de um supermercado na periferia de Imperatriz, afirma que a venda de carne bovina e suína caiu cerca de setenta por cento desde a quarta feira (31). Por outro lado, o peixe tornou-se o item mais vendido no açougue. Esse ano foi registrado um aumento de 60% nas vendas em relação aos demais dias e 20% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Para a dona de casa, Raimunda Figueiredo, a tradição não pode ser quebrada e para driblar o aumento dos preços, as compras da Semana Santa, sempre são feitas com antecedência. Ela acrescenta que o peixe é um dos itens que não pode deixar de ser comprado nessa época do ano.

Fluxo de passageiros aumenta na Semana Santa em Imperatriz

Dilmara Tavares - Repórter
Kalyne Cunha - Editora

Durante o feriado da Semana Santa houve um aumento significativo no fluxo de ônibus e passageiros no Terminal Rodoviário de Imperatriz. Enquanto muitos deixavam a cidade outros desembarcavam no terminal rodoviário para aproveitar o longo feriado ao lado dos parentes ou amigos.

No sábado, ônibus lotados e muita gente na fila de embarque. Entre os roteiros mais procurados estava à capital do estado, São Luís. De acordo com Ires Sousa, fiscal de embarque, “o movimento foi intenso somente no sábado, já que na sexta-feira foram canceladas algumas viagens”. Segundo ela, uma média de 20 ônibus sai e chega por dia a Imperatriz, durante este período.

Para o motorista, Antônio Cardoso, o número de passageiros aumentou de forma considerável em relação aos “dias normais de trabalho”. Ele garante que tem sido uma correria no embarque e desembarque das malas e demais volumes levados pelos passageiros.

Já Daniela Vilela, auxiliar de escritório, vai aproveitar o feriado para mudar o seu dia a dia. “Esta é uma grande oportunidade para visitar a família que mora longe e esquecer um pouco a rotina de trabalho e estudos”, disse.